Jun 22, 2012

Semana Informática - Junho 2012


Questões para Revista Semana Informática - Jun-2012 (Especial Cloud Computing)


Carlos Tavares, Managing Partner - neeaconsulting.com



1) Tendo em conta os modelos cloud – pública, privada e híbrida. Qual a mais utilizada em Portugal e porquê?

"Temos dificuldade em responder a esta questão, pois não existem dados fiáveis que nos indiquem esse posicionamento. Sabemos sim que o termo "cloud" é usado e abusado erradamente por muitos providers e empresas, que ao deslocalizarem os seus datacenters para fora das suas empresas, "orgulham-se" de terem aderido à "cloud". É claro que isto não é a "cloud". A "Cloud" é o conceito de aplicação baseada nativamente na Internet e que serve todos os clientes através de uma infra-estrutura única, partilhada e sob a mesma aplicação (isto é, não existem aplicações diferentes de cliente para cliente). Isso sim, é "Cloud": Google Apps, Salesforce.com, Facebook e muitas outras soluções que criaram o verdadeiro conceito de cloud mostraram-nos isso. Como diria Mark Benniof (CEO da Salesforce.com): "Beware of the false cloud!" ("Cuidado com a falsa cloud!")"

2) Que tipo de aplicações podem ser executadas na cloud?

"Neste momento qualquer tipo de aplicações pode ser construída e gerida na cloud. (e digo numa cloud "pura", não numa "falsa cloud"). Sejam aplicações de negócio (core), de produtividade ou de comunicação e colaboração. E se até há pouco tempo ainda havia restrições em algumas empresas em adoptarem a "cloud verdadeira" nos seus sistemas "core" os recentes exemplos mostram que esses receios já estão completamente ultrapassados e que este modelo computacional e aplicacional é de facto o futuro. Quando o BBVA muda toda a sua infra-estrutura mundial de messagimg e colaboração para a núvem da Google Apps (140.000 utilizadores no mundo inteiro), não se pode mais dizer que a cloud é terreno de SMB apenas. Em alguns países do mundo (mais avançados), este "mito" já há muito tempo que havia sido ultrapassado - em Portugal, estamos a assistir neste momento a essa mudança."

3) Como ajudam o cliente na viagem para a cloud?

"O conceito de "cloud" assenta precisamente em maior simplicidade, maior eficiência e redução de custos. Na neeaconsulting.com, temos metodologias de migração e suporte dos nossos clientes que nos permitem migrar as suas infra-estruturas e aplicações para a cloud com segurança e rapidez, pois utilizamos metodologias ágeis - não burocráticas - e ferramentas de comunicação e colaboração muito eficientes (todas elas baseadas naturalmente na cloud). É por este motivo que migramos empresas de todas as dimensões - desde 25 utilizadores a milhares de utilizadores - de forma muito "pacífica", em qualquer lugar do mundo (temos projectos em Portugal, em vários países da Europa e em vários países de África)."

4) A cloud é segura? Como se garante a segurança na cloud?

"Sim - a cloud é totalmente segura, dependendo claramente do provider que está por trás dessa mesma cloud. Podemos fazer uma comparação grosseira do conceito de cloud computing com as telecomunicações ou com a energia ou com o sector bancário - de facto tratam-se de "clouds" (partilha de serviços e infra-estrutura) por um conjunto de clientes, embora não na área de computação / aplicações empresariais, mas noutras áreas. As empresas há muito tempo que já não contam com a produção da sua própria energia eléctrica. Isto passou-se durante algum tempo - no início da energia eléctrica. Em vez disso, naturalmente, optam por comprá-la a um fornecedore externo que lhes oferece a qualidade de serviço e uma infra-estrutra e segurança que a própria empresa individualmente não pode garantir. A empresa poderia optar em alternativa por contratar, por exemplo absurdo, um provider local - mais pequeno - que fornecesse energia a partir de uns geradores eléctricos. Mas aqui claramente que o nível de segurança, serviço, custos e eficiência seria muito inferior ao do provider "global". Com a "cloud" informática passa-se exactamente o mesmo conceito: a segurança da cloud está directamente  associada à capacidade e dimensão do provider que está do outro lado. Pensando num exemplo concreto: alguém põe em questão os níveis de segurança da Google? ou os níveis de segurança da Salesforce.com?"

5) De quem são os dados guardados na cloud e como se garante a sua idoneidade?

"Os dados são sempre do cliente. Os providers de "cloud pura" apenas fornecem as aplicações e funcionalidades para os operar. O cliente tem toda a liberdade para gerir e transferir os seus dados da cloud / entre clouds. Não podemos confundir a propriedade dos dados com a propriedade das aplicações que os manipulam. Os serviços em cloud computing fornecem aplicações - não dados. Os dados são do cliente."

No comments:

Post a Comment